googleads

06 maio 2017

Infecção renal (pielonefrite), sintomas, diagnóstico e prognóstico.

Sintomas

Os sintomas da pielonefrite começam geralmente com calafrios repentinos, febre, dor lombar em qualquer um dos lados, náuseas e vômitos.
Cerca de um terço das pessoas que sofrem de pielonefrite manifestam sintomas de cistite e micção frequentemente dolorosa. Um ou ambos os rins podem aumentar de tamanho e ficarem doloridos, e os médicos podem encontrar sensibilidade ao tato na parte lombar do lado afetado. Em certas ocasiões, os músculos do abdômen contraem-se com força. A irritação provocada pela infecção ou pela passagem de um cálculo renal (se estiver presente) pode causar espasmos dos ureteres. Se os ureteres apresentarem espasmos, as pessoas podem sofrer episódios de dor intensa (cólica renal).


Diagnóstico

Os sintomas típicos da pielonefrite levam os médicos a realizarem dois exames laboratoriais comuns para determinar se os rins estão infectados: exame de amostra de urina sob um microscópio e cultura de bactérias na amostra de urina para determinar qual bactéria está presente. Exames de sangue podem ser realizados para comprovar a presença de glóbulos brancos ou bactérias no sangue.
Exames adicionais são realizados nas pessoas que apresentam dor intensa nas costas típica de cólica renal, naquelas que não respondem ao tratamento com antibiótico dentro de 48 horas, naquelas cujos sintomas retornam logo após o tratamento com antibiótico ser terminado, naquelas com pielonefrite de longa duração ou recorrente.


Prognóstico

A maioria das pessoas se recupera totalmente. A recuperação atrasada e a possibilidade de complicações são mais prováveis se a pessoa precisar de hospitalização, se o organismo infeccioso for resistente a antibióticos normalmente utilizados.


(Créditos: http://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/doen%C3%A7as-dos-rins-e-das-vias-urin%C3%A1rias/infec%C3%A7%C3%B5es-do-trato-urin%C3%A1rio-itus/infec%C3%A7%C3%A3o-renal-pielonefrite )

Nenhum comentário: