googleads

23 setembro 2016

Dicas de estudos: Como se organizar!?

  "Como eu me organizo para estudar para prova?"               Essa dúvida também paira na sua cabeça?


1. A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o que cai na prova e se você tem material suficiente para esse conteúdo. É necessário também que você se certifique que tem material suficiente. Material pode ser qualquer coisa (curso, livro, apostila) que possa abranger o assunto. Mas é importante que você tenha muitos exercícios também.


2. Agora você precisa estimar quantas horas você tem disponível para estudo. Infelizmente, nós só temos 24 horas em um dia, e X dias até a data da prova. É um tempo finito. E esse tempo vai ser disputado por estudos, se alimentar, dormir, compartilhar momentos com família e amigos, trabalhar, outros estudos (se estiver fazendo faculdade ou ensino médio)...
Por isso, você precisa identificar quanto tempo você tem disponível para estudar por dia, quantos dias você tem até a prova e calcular quantas horas no total isso dá (multiplica um valor pelo outro). Se você não sabe quando vai ser a prova, estime.
Você vai usar esse total de horas para estudar coisa nova, fazer exercícios e revisar.
Parece pouco tempo? Tenha calma. Sempre parece pouco tempo.


3. Agora que você tem o tempo total disponível para estudo, você precisa dividir esse tempo entre as matérias a serem estudadas. Como dividir?
Você pode usar um método ponderado de acordo com o material que você tem. Por exemplo: você tem 90 horas disponíveis para estudar Português e Matemática, sendo que o material de Português é 2 vezes maior que Matemática. Então, o tempo para estudar Português deveria ser 2 vezes maior do que o tempo para estudar Matemática. Digamos, 60 horas para Português, 30 horas para Matemática. Você pode ponderar de outras formas, por exemplo, de acordo com a dificuldade que você tem nas matérias, ou de acordo com o peso da disciplina na prova, etc.
O importante é que você estude mais o que sabe menos.


4. Crie uma sequência de estudos de forma que cada atividade de estudo não ultrapasse 2 horas.
Intercale as matérias a serem estudadas, ou seja, evite estudar a mesma matéria por várias horas seguidas. Intercale matérias de exatas com humanas (Português – Matemática – Português – Matemática).
Coloque essa sequência em um quadro de horários (planeje cada dia da sua semana) ou estude em um ciclo de estudos. 


5. Você já sabe o tamanho do "problema". Agora é sua hora de dedicação. É a hora de estudar.
Leia o material de estudo e assista às aulas, mas - principalmente - resolva muitos exercícios. E não esqueça de aplicar técnicas de estudo, como memorização e leitura dinâmica, além de customizar o ambiente de estudo e adaptar sua rotina para que você possa dar tudo de si.            Quando você segue esses passos, você não é pego de surpresa. Você conhece o que vem pela frente.  E você pode fazer alguma coisa sobre isso.


 Bons estudos ! 

Nenhum comentário: